Alunos em cena: Comparando meu corpo com o teu

Para quem?

Todas as idades, a partir de 1 ano.

Condições necessárias

Uma sala com espaço para que todos se movimentem

Materiais necessários

Nenhum

Imagem do arquivo da autora

Como acontece?

Proponha que os alunos caminhem pela sala e no momento que você der um sinal, que pode ser batendo palma ou qualquer outro som, eles irão comparar a parte do corpo que você disser com a de um colega.

Você poderá dizer diferentes partes do corpo, tais como: braço direito, bochechas, pés, orelha esquerda, barriga e assim por diante.

Dependendo do grupo que você trabalha, a parte do corpo escolhida poderá ser próxima ao tronco ou nas extremidades. A ideia é que eles comparem as partes encostando umas às outras, portanto algumas podem causar muita vergonha nos participantes.

Se você estiver trabalhando com pré-adolescentes e adolescentes é importante possibilitar o contato entre meninos e meninas, sem que a proposta ganhe um caráter excessivamente sexualizado. Esta idade é de grandes descobertas corporais e para que todos se sintam bem em uma proposta como esta é importante ressaltar que estão todos conhecendo seus colegas de uma forma que pressupõe confiança, portanto que devem evitar comentários que impeçam a confiança.

Para aquecer

Uma possibilidade de aquecimento para esta proposta é a realização de uma atividade de auto-percepção. Peça que todos deitem no chão ou em colchonetes e sintam cada parte do próprio corpo enquanto você vai narrando-as. O ritmo da narrativa é dado pelo grupo, caso demonstrem impaciência, vá mais rápido, do contrário, permita que eles sintam de forma mais tranquila.

Uma maneira de criar um clima de calma e introspecção é colocando uma música tranquila e deixando o ambiente com pouca luz.

Você pode pedir que todos fechem os olhos e respirem profundamente para começar, mas não obrigue ninguém a se manter de olhos fechados, pois algumas pessoas se sentem muito inseguras ao perder a visão.

Lembre-se que o teu tom de voz irá criar um ambiente de maior calma e concentração, portanto busque formas de falar que inspirem confiança e entrega. Mesmo que alguns participantes dispersem ou façam piadas (o que é frequente com crianças e adolescentes) não assuma um tom de bronca, pois ninguém relaxa com alguém bravo controlando suas ações.

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