Skip to content


Nesta seção você encontrará indicação de teses, dissertações e artigos, além de livros. Para facilitar sua busca, ela foi organizada por cores, com a seguinte divisão: Educação (vermelho), Ensino de arte (ocre), Teatro (azul claro), Dança (azul petróleo), Artes Visuais (amarelo) e Música (vinho). Estas divisões nem sempre definem perfeitamente o texto, mas ajudam na sua possibilidade de encontrar o que deseja.

Esse livro é resultado da pesquisa de mestrado de Lelê Ancona e demonstra como pode ser realizado um trabalho com adolescentes em uma escola, partindo de contos de tradição oral e de improvisações baseadas em Viola Spolin.

Tese de doutorado de Lelê Ancona: Teatro e formação de professores: o jogo teatral e a escrita dramatúrgica, que investigou as possibilidades do teatro,  por meio do jogo teatral e da escrita dramatúrgica como instrumentos para formação de professores. (Acesse aqui)

Ler, escrever e desenhar a partir da memória local é a revista de número 18 do Instituto Avisa Lá na qual você poderá conhecer diferentes maneiras de explorar a memória de cada um. Um trabalho que demonstra como a memória de pessoas comuns são importantes para a construção de nossa história.  Acesse aqui

Este site de Mirian Celeste Martins é um espaço de divulgação de diversos textos do campo da arte e da Educação. Acesse aqui e veja quanto material para pesquisar!

Este artigo pretende discutir o papel ocupado pelo sistema de jogos teatrais proposto por Viola Spolin, analisando de maneira detalhada o livro O Jogo Teatral no livro do diretor, com a intenção de observar como esta publicação pode contribuir para o professor que trabalha com grupos de alunos da escola formal. (Acesse aqui)

Este artigo discute o uso de misturas na Educação Infantil, mostrando propostas de como realizá-las. Para o acesso ao texto completo acesse aqui.

Partindo das lembranças dos participantes desta pesquisa sobre seus professores, este artigo de Lelê Ancona apresenta o diálogo do teatro com a memória, refletindo sobre  relações docente-discente, com foco no “figurino” dos professores. (Acesse aqui.)

No Artigo “Agora eu era o herói: imaginação e expressão artística na primeira infância” através de memórias, experiências como e com professores de arte, Ana Angélica Albano reflete sobre a potência das atividades com linguagem visual na educação infantil. Acesse aqui.

Este artigo de Ana Cristina Rosseto Rocha aborda as relações entre a educação musical e a experiencia estética especialmente no campo da iniciação artística. Acesse aqui.

Maria Carolina Duprat Ruggeri no artigo “O artista e a paisagem” investiga a correspondência entre a natureza e a natureza do artista, que se manifesta entre o espírito e a matéria, inerentes ao artista, à pintura e à natureza. Acesse aqui

Na tese As aventuras de Alice no país das maravilhas e na Emia: Winnicott e a educação, Márcia Lagua de Oliveira discute as histórias como experiência cultural facilitadora do desenvolvimento infantil e suas ressonâncias através do próprio processo em sala de aula. Acesse aqui

Eugênio Kusnet: [o ator e seu (próprio) método] – elogio à imaginação é resultado da investigação de Sérgio de Azevedo sobre o campo imaginativo e criativo que se pode constituir, no processo teatral, entre “eu” e “nós”. Tem como ponto de partida duas perguntas principais: como ampliar a imaginação e o potencial de criação do indivíduo em uma arte essencialmente coletiva como o teatro?, e como promover o desenvolvimento artístico e criativo de um grupo sem perder de vista os indivíduos que o compõem? Acesse aqui

No artigo “Um risco no céu: a vivência do espaço na formação do professor contemporâneo” Suca Mazzamati discute a importância da reflexão do professor sobre os conceitos de espaço e imagem e a possível interferência que isto possa ter na sua prática em sala de aula. Acesse aqui!

No artigo “Uma história de colaborações com o teatro no percurso artístico de um corpo que dança” Lilian Vilela faz um recorte na história de vida artística da bailarina Denise Stutz, abordando suas aproximações com os estudos e incursões em treinamentos corporais do campo teatral. Acesse aqui.

O e-book 7 Dicas para que a criança de sinta acolhida na escola de Ioana Yacalos é uma ótima oportunidade para que pais  encontrem boas estratégias para este momento de adaptação das crianças pequenas ao chegarem na escola. Acesse aqui.

No artigo Criação e avaliação em arte na formação de professoras, Márcia Strazzacappa apresenta uma reflexão sobre a avaliação no ensino de arte, partindo da reflexão sobre a disciplina “Educação, Corpo e Arte” oferecida na Faculdade de Educação da UNICAMP. Acesse aqui.

No artigo Produto ou processo: em qual deles estará a primazia? Joaquim Gama irá refletir sobre a importância destes dois aspectos no ensino de teatro, tendo como referência sua pesquisa de mestrado que se aprofunda no tema.  Acesse aqui.

No artigo  “A ética à margem da educação: Uma ameaça à construção da humanidade” Terezinha Rios faz uma reflexão sobre a dimensão ética do trabalho educativo, muitas vezes desconsiderada no contexto contemporâneo. Acesse aqui e leia o texto na íntegra.

“A concepção de criança e infância e o teatro que se produz atualmente” é um artigo no qual Maria Paula Zurawski questiona qual perspectiva de criança está presente nas escolhas das peças teatrais a serem montadas e apresentadas. Acesse aqui para leitura.

Os textos desta edição foram produzidos pelos formadores especialistas da área de música, Liliana Bertolini e Carlos Silva a partir das experiências vivenciadas junto  aos professores participantes do curso Percursos de aprendizagens na Educação infantil: A Escuta Ativa e a Exploração Musical. Acesse aqui para leitura.

Pensando as Artes Visuais na Educação Infantil de Ana Angélica Albano é um texto no qual podemos entender possibilidades de trabalho com os elementos das artes visuais, entendendo o papel do ateliê e a importância da simbolização. Acesse aqui.

Uma pirueta, duas piruetas: uma sequência para crianças pequenas é um texto da Revista Avisa Lá que apresenta uma sequência didática que parte do trabalho com o circo para crianças da Educação Infantil. 

“O principal objetivo era que elas conhecessem suas possibilidades corporais e descobrissem novas formas de se movimentar e de se expressar. Para garantir motivação e interesse ao longo de todo o semestre, a proposta foi criar brincadeiras e atividades que tivessem como contexto o circo.” Acesse aqui

O desenho como expressão é um artigo de Lelê Ancona e Suca Mazamatti no qual podemos ver a importância do desenho na história da humanidade e entender melhor as possibilidades de desenho de imaginação, observação e memória. Acesse aqui

No artigo Gigantes e a expressão plástica, depois de analisadas diferentes representações de um personagem, crianças constroem expressivo repertório imagético e avançam na técnica da figuração em seus desenhos. Conheça mais sobre este trabalho desenvolvido na Escola Grão de Chão! Acesse aqui

Ler, escrever e desenhar a partir da memória local é a revista de número 18 do Instituto Avisa Lá na qual você poderá conhecer diferentes maneiras de explorar a memória de cada um. Um trabalho que demonstra como a memória de pessoas comuns são importantes para a construção de nossa história.  Acesse aqui

O podcast da Opae, Organização Paulista de Arte Educação, reúne diversas entrevistas no campo da Arte e da Educação. Nele você poderá ouvir nomes importantes da área, assim como sobre o trabalho de instituições diversas. Para acessar, clique aqui.

O programa Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma. Para conhecer esse projeto incrível, acesse aqui.

“O teatro vivo na escola” é um material preparado pela Editora Peirópolis no qual além de podermos conhecer os livros publicados pela editora sobre teatro, também é possível compreender de maneira dinâmica, diferentes conceitos teatrais.Um texto que junta cenas teatrais com diálogos e que te farão compreender muito mais sobre essa linguagem. Para acessar, clique aqui.

Brincadeiras Teatrais é um e-book de Lelê Ancona que oferece inúmeras brincadeiras que acontecem por meio do teatro. Dividido em 4 partes, que exploram brincadeiras com o corpo, com a voz, com o espaço e com o outro. Baixe o teu e aproveite! (acesse aqui)

Dissertação de mestrado de Lelê Ancona: Contar histórias com o jogo teatral.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis relações entre o conto de tradição oral e os jogos teatrais, com a intenção de contribuir para a reflexão de perspectivas do ensino de teatro. (Acesse aqui)

Em um diálogo com Edgar Morin, Ana Angélica Albano explora o sentido que a arte pode ter na vida e na formação de cada um. Acesse aqui.

O livro Brincar e ler para viver é uma pérola escrita por Edi Fonseca e Adriana Klisys no qual você conhecerá muitas possibilidades para o brincar. Acesse aqui.

Artigo de Ingrid Dormien Koudela Teatro como alegoria: um sistema pedagógico e de encenação que se insere entre as tendências contemporâneas da Pedagogia das Artes Cênicas. Seu foco está na relação entre o fazer e apreciar a obra de arte. Acesse aqui.

Este artigo apresenta a pesquisa de Ester Malka Broner Giannella na qual ela irá refletir sobre os corredores das escolas. Acesse aqui!

Este artigo de Lelê Ancona propõe a discussão do papel do jogo teatral na formação de professores, ressaltando a relevância do contato corporal para que ocorra o aprendizado.  (Acesse aqui.)

O artigo Criar contextos para investigar partiu de um projeto de estudo de animais marinhos, desenvolvido com um 2º ano e apresenta possibilidades da realização de pesquisas com crianças.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre conflitos existentes na escola do ponto de vista de um grupo de professoras. Lelê Ancona apresenta uma proposta de formação de professores na qual trabalhamos com jogos teatrais associados à escrita dramatúrgica. (Acesse aqui)

Imagens da docência: Histórias de vida e a improvisação é o resultado do pós-doc de Lelê Ancona que investigou as semelhanças e as diferenças nas imagens sobre o significado da profissão docente, partindo da narrativa sobre as histórias de vida e da improvisação teatral sobre elas. (Acesse o PDF aqui.)

Na dissertação “A construção do projeto estético da criança na primeira infância”, Lucília Franzini realizou um estudo que permitiu a ampliação do conhecimento dos processos autônomos e peculiares das crianças. Acesse aqui

A partir do pressuposto de que uma das características da cena contemporânea é a hibridização das linguagens artísticas, a pesquisa “Diálogos (im)possíveis entre a dança e o teatro [recurso eletrônico] : um olhar sobre a formação do artista cênico no CEFAR” de Mirza Ferreira teve como foco principal analisar a formação profissional de atores e de artistas da dança visando verificar se essa hibridização se faz presente no processo de formação inicial do artista cênico. Acesse aqui

Nesta dissertação, Suca Mazzamati relata uma experiência em arte e educação desenvolvida em uma escola particular em São Paulo, entre os anos de 1984 a 2016. São abordadas quatro práticas: o ateliê livre, o ensino sistemático de desenho, as técnicas e as formas de ver e os rituais de convivência. Acesse aqui.

No artigo “Sete vezes Sr. Schmitt”: o modelo de ação e o jogo da encenação com a peça didática de Bertolt Brecht, Vicente Concílio apresenta sete experimentos nos quais puderam exercitar o jogo com a peça didática de Bertolt Brecht. Acesse aqui para conhecer esta proposta.

No artigo “O Museu é Seu”: Acesso a Visitação Virtual em Museus de Arte para Todos, as autoras Agda Brigatto, Lúcia Reily e Jéssica de Carvalho apresentam uma síntese sobre políticas públicas que buscam assegurar o acesso à cultura para todas as pessoas. Acesse aqui

“O título do artigo “Materiais da/de Arte para as crianças” é uma provocação e um convite que faço para refletirmos e dialogarmos sobre o que a Arte considera como materiais e o que a Escola utiliza como materiais para as propostas em Arte.” Com esta frase Susana Rangel explica um pouco de seu artigo  Acesse aqui
“A dança em território de gente miúda: dialogias com as múltiplas linguagens infantis” de Fernanda de Souza Almeida apresenta um projeto desenvolvido com crianças de 1 a 4 anos no qual buscaram o diálogo entre dança, poesia, contação de história e desenho, valorizando diversas maneiras pelas quais os pequenos se expressam. Nesta experiência foi possível observá-los percebendo seus corpos, descobrindo movimentos, conhecendo culturas e criando suas próprias danças  Acesse aqui

“Pontual, mas temerosa, Madame Perle aguarda atrás da porta do consultório, hesitante com a nova situação. Assim que entra em cena, sorrateira, a platéia percebe seu andar contraído, os gestos contidos de uma típica mulher francesa, classicamente vestida. Uma saia de pregas pied-de-poule, uma discreta blusa e um casaco, que um dia foi marrom” Figurino: a emoção das roupas de Fausto Viana e Rosane Muniz é um texto que mostra a importância do figurino e a maneira pela qual ele é criado no Teatro Du Soleil, em especial por uma atriz para uma personagem. Acesse aqui

DANÇAR COM A CRIANÇA: UM OLHAR PARA A COMPOSIÇÃO E CRIAÇÃO EM DANÇA COM A PEQUENA INFÂNCIA, de Fernanda de Souza Almeida e Carolina Romano de Andrade é um texto que traz como objetivo destacar alguns fundamentos da dança com a educação infantil e despertar um olhar para os processos de criação nesta linguagem artística com a criança pequena. Para acessar, clique aqui. 

Desenhar para brincar – O que mobiliza a produção de desenhos. O circo, do mais mambembe ao mais sofisticado, continua encantando adultos e crianças. É o que constatou uma professora que levou cenas e personagens circenses para sua sala. Palhaços, trapezistas, domadores e bailarinas, tudo para alimentar o gosto pelo desenho numa interessante seqüência de atividades. Clique aqui para ler o artigo.

Sala TUSP é um podcast da Universidade de São Paulo no qual é possível saber histórias da História do Teatro. São 54 episódios com diferentes pesquisadores e artistas analisando diferentes obras e movimentos. Para quem gosta de teatro ou quer saber mais sobre, acesse aqui.

O artigo “Oficina da Imagem”de Ronaldo de Oliveira apresenta dados e reflexões acerca de uma experiência com o ensino da gravura . A experiência foi fruto de um trabalho coletivo e de cooperação que demarcou espaço e apontou o quanto a arte pode ser um outro modo de pensar a formação do sujeito para além dos ofícios atrelados e considerados importantes. Acesse aqui.

O livro Pedagogia das Artes Cênicas propõe a discussão dos rumos das artes cênicas no Brasil e no mundo, tomando como base epistemologias geradas por povos originários e tradicionais, com destaque para os povos dos nortes do Brasil e da América-Latina. Tem como objetivo criar um espaço de debate, compartilhamento de experiências e reflexões de pesquisas em artes cênicas que perpassam diversos contextos e saberes – educação básica, universidade e espaços não formais. Acesse aqui.

O canal do Balangandança apresenta parte do que a companhía desenvolve e outras reflexões sobre a dança e o ensino de dança. Acesse aqui.

Olhar para ver, uma conversa com Monique Deheinzelin sobre a observação das crianças e suas experiências, com foco no seu percurso pela arte. Acesse aqui o artigo publicado na Revista do Instituto Avisa Lá.