Para quem?
Todas as idades, a partir de 5 anos.
Condições necessárias
Uma sala que permita movimento.
Materiais necessários
Nenhum
Como acontece?
Coloque a plateia em uma roda com a cena no meio.
A cena poderá ser uma proposta de improvisação na qual os alunos que começam a cena combinam quem são eles, como por exemplo: uma mãe explicando para um filho como fazer um bolo ou um chefe reclamando com sua funcionária sobre um trabalho mal feito.
Depois que a cena se inicia a plateia poderá interagir com a cena, entrando como personagens novos, que poderão permanecer na cena ou sair em um tempo curto.
Caso o grupo de alunos tenha dificuldade em se organizar para que entre apenas uma pessoa de cada vez, dando tempo para que a cena incorpore este novo personagem, é possível que você coordene as entradas de cena, fazendo um sinal que seja identificado como a permissão para entrar.
Um combinado importante neste jogo é de que os participantes deem oportunidade para todos entrarem, evitando desta forma que somente os mesmos participem das cenas, fazendo com que os mais tímidos fiquem de fora.
Para variar
Uma possibilidade neste jogo é que você sugira algum acontecimento na cena. Esta sugestão é muito bem vinda quando a cena está repetitiva.
Como exemplo de sugestões a serem dadas para a cena da mãe ensinando o filho a fazer um bolo:
- O forno começou a pegar fogo, pois ficou muito tempo aceso.
- Um ladrão entra em casa.
- O telefone toca informando que a avó do menino foi para o hospital.
A foto deste post está disponível em https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/08/folclore-e-cultura-brasileira.html