Mudando o tom

Para quem?

Todas as idades, desde que já falem.

Condições necessárias

Uma sala que permita movimento.

Materiais necessários

Nenhum

Imagem de Estevam Gomes, disponível em http://www.estevamgomes.com.br/

Como acontece?

Escolha algumas frases, que podem ser de um diálogo ou frases soltas, independentes uma das outras.

Distribua uma frase para cada participante e peça que eles busquem diferentes maneiras de falar esta mesma frase.

Se você estiver trabalhando com pessoas que sabem ler, estas frases podem estar escritas e serem entregues em um pedaço de papel. Caso esteja trabalhando com crianças pequenas ou adultos não alfabetizados é possível escolher uma frase curta por pessoa. Para todos a frase não deve ser muito longa.

Peça que cada um explore algumas maneiras diferentes de dizer e que compartilhe com o grupo as formas encontradas, ao menos duas delas.

Trabalhe então diferentes estímulos para modificações na maneira de falar, tais como: colocar pausas entre as palavras, prolongar algumas letras, repetir palavras, variar a altura, associar a emoções e todas as variações que você encontrar.

Depois deste exercício no qual todos estarão realizando concomitantemente, peça que eles elaborem novamente diferentes maneiras de falar a frase e compartilhem outra vez com o grupo.

Para continuar

Como continuidade desta proposta, peça que eles se reúnam em pequenos grupos nos quais criem uma cena com estas frases, estabelecendo um diálogo entre eles. É importante lembrá-los que cada um poderá dizer a frase mais de uma vez, explorando as diferentes formas de falar.

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