Para quem?
Leitores fluentes
Condições necessárias:
Uma sala que permita movimento.
Materiais necessários:
Texto a ser trabalhado
Como acontece?
Na primeira parte deste post falamos sobre a primeira leitura de um texto, momento de tomar contato com a narrativa e de entender o que ele propõe e quais os motivos de escolhermos fazer uma montagem teatral dele. Neste post vamos falar sobre como explorar o texto antes de partir para a improvisação das cenas.
Escolha algumas cenas e divida os personagens entre os alunos, o melhor é que sejam cenas curtas, com dois ou três personagens. Na ausência de uma cena curta, defina uma sequência de diálogos de uma das cenas, para que cada um fique com duas ou três falas.
Com suas falas nas mãos, peça que cada caminhem pelo espaço lendo-as diversas vezes em voz alta, todos ao mesmo tempo, buscando explorar diferentes entonações para cada vez que a frase é lida.
Divida o grupo nas duplas ou trios que farão a cena curta e proponha que falem os diálogos para que experimentem um pouco as diferentes maneiras de falar, inicialmente sem incluir a movimentação corporal do personagem.
Depois de uma breve exploração dos diálogos, peça que cada um atue como se fosse um animal, eles vão permanecer no personagem da peça, porém vão se movimentar como o animal escolhido.
Esta proposta busca a experimentação de diferentes maneiras de expressar uma mesma frase e traz ludicidade ao contato com o texto escrito.
Para continuar
Este exercício pode ser feito com outros elementos incorporados, isto é, ao invés de animais, podem ser objetos ou lugares ou peças de roupa. Também é possível que cada grupo crie o que será, sem uma orientação única para todos os grupos.