Como eu imagino uma cena? Ou um personagem? Ou um cenário?
Por que é importante imaginar?
A imaginação é fundamental para vivermos, não apenas para fazer teatro. Imaginar é um processo mental que nos permite ir além do que somos e do que vivemos. Vigotsky, em seu livro “Imaginação e arte na infância” nos fala que “o cérebro não se limita a ser um órgão capaz de conservar ou reproduzir nossas experiências passadas, é também um órgão combinador, criador, capaz de reelaborar e criar com elementos de experiências passadas, novas regras e aproximações… É, precisamente, a atividade criadora do homem que o faz um ser projetado para o futuro, um ser que contribui para criar e que modifica seu presente.”
Imaginar é uma maneira de estarmos em transformação, por isso é uma ação fundamental em todos os aspectos da vida e não somente no fazer teatral.
Mas claro que para fazer teatro é necessário imaginarmos e como imaginamos?
Vou me deter na imaginação de um personagem que seja de uma criação coletiva e não de um personagem já definido por um autor.
Para imaginar este personagem partirei sempre do meu repertório pessoal. Uma boa maneira de entender o que significa isso é pensar que se eu quero imaginar uma artista dos anos de 1920 que vivia em Paris, eu partirei de algumas suposições e algumas informações. Para isto tenho que saber:
- Como é uma mulher?
- Qual a idade desta mulher?
- Sei que ela é artista, mas é pintora, bailarina, atriz, cantora…?
- É uma artista rica ou pobre?
Estas primeiras perguntas poderiam ser feitas para qualquer personagem de qualquer época e lugar, mas preciso saber mais informações para poder imaginar esta personagem que vive nos anos de 1920, em Paris:
- O que acontecia no mundo das artes em Paris nos anos 1920?
- Como se vestiam as mulheres desta época?
- Como falavam? Sobre quais assuntos?
- Quais lugares frequentavam?
- Como se divertiam?
Sempre imaginamos partindo do nosso repertório e por isso é tão importante ampliarmos nosso repertório, não apenas para termos mais conhecimentos que nos levem a compreender melhor nosso passado e nosso presente, mas para podermos imaginar nosso futuro. E também nossos personagens!!!