Alunos em cena: Iluminando partes do corpo

Esta proposta tem como objetivo explorar a luz, percebendo  outras formas de ver o corpo

Para quem?

Todas as idades, a partir de 2 anos.

Condições necessárias

Uma sala escura com espaço para que todos se movimentem

Materiais necessários

Lanternas

 

As fotos deste post são do acervo da autora.

Como acontece?

Distribua uma lanterna para cada participante e peça que eles fiquem um tempo em silêncio no escuro, sem fazer nada. Este tempo é somente para que o grupo se acostume com a falta da iluminação e possa perceber o espaço com a ausência de luz.

Caso você esteja trabalhando com crianças muito pequenas e o espaço disponível for muito escuro, é importante diminuir a luz aos poucos e, no caso de ter alguém com medo, deixar um pequeno foco de luz, que pode ser de uma das lanternas, até que eles se acostumem com a escuridão.

Proponha então que todos utilizem a lanterna para iluminar uma parte do próprio corpo, percebendo quais as transformações que ocorrem na maneira de verem seus corpos, com este foco de luz.

Além de explorar o foco em várias direções, cada um deverá explorar diferentes movimentos corporais que criarão novas formas, que por sua vez, serão percebidas de maneira diversa conforme o posicionamento da lanterna.

Uma variação interessante desta proposta é pedir que metade do grupo somente assista e depois troquem de posição. A observação de quem se movimenta permite um novo olhar para os corpos dos colegas e seus movimentos. Esta divisão pode não dar certo para crianças pequenas.

Para continuar

Um desdobramento possível deste jogo é colocar as lanternas nas mãos de quem está assistindo e, então serão eles que escolherão o que querem iluminar.

Artigos Recomendáveis