Esta proposta é para um grupo de adolescentes que já estejam montando uma peça teatral e queiram fazer seu cenário.
Para quem?
Adolescentes
Condições necessárias
Uma sala com espaço para que todos se movimentem
Materiais necessários
Objetos que farão parte do cenário, que só serão definidos conforme a peça e a proposta da montagem
Como acontece?
É comum iniciarmos a montagem de uma peça teatral dentro de espaços educativos, sem que tenhamos definido como será feito o cenário ou os demais elementos constitutivos da cena.
Dificilmente conta-se com um cenógrafo e esta condição pode ser uma ótima maneira de que os alunos experimentem a confecção de todos os elementos de uma montagem teatral, podendo compreender muito melhor suas funções no espetáculo.
A primeira definição é estética, isto é, qual a escolha que será feita. Para isso é necessário que os alunos já tenham visto diferentes soluções possíveis. Caso não tenham a experiência de ir ao teatro, você poderá mostrar fotos de diferentes montagens de uma mesma peça e explicar as diferentes opções estéticas. Você pode ver o curso oferecido pelo Circularte sobre os Elementos da Cena e utilizá-lo com os alunos. Acesse aqui.
Depois de escolhida a forma que se deseja, é necessário fazer um levantamento dos objetos e materiais necessários, para então colocar a mão na massa, seja na confecção dos elementos que irão compor o cenário, seja arrecadando o mobiliário necessário.
Um aspecto importante para as escolhas feitas é a adequação dos objetos para a cena e neste sentido, nada melhor do que ensaiar com os objetos antes mesmo de transformá-los.
Um exemplo para que seja possível compreender melhor: Se o grupo decide que quer um painel para caracterizar o jardim no qual se passam algumas cenas, mas na peça existem muitas trocas de cana, precisam ser encontradas outras soluções, pois não há público que suporte a troca de um painel diversas vezes em uma mesma peça. Uma solução possível seria usar um biombo que é colocado nas cenas do jardim e pode ser retirado com facilidade.
Para quem mais?
Esta proposta de confecção de cenários pode ser feita com crianças, mas neste caso será interessante ajuda-las nas escolhas estéticas, lembrando que para as crianças é menos importante esta definição tão clara, mas sim que o cenário seja significativo e representativo do que elas imaginaram, mesmo que não mantenha uma coerência estética tão grande.