Criando um teatro de objetos – parte 1

Esta proposta pode ser feita com diferentes faixas etárias, porém para as crianças de Educação Infantil esta prática estará em diálogo com o faz-de-conta que a criança já faz com objetos. Neste sentido a proposição de uma montagem teatral faz mais sentido para as crianças maiores de 5/6 anos.

Para quem?

Qualquer pessoa com mais de 6 anos

Condições necessárias

Uma sala com espaço para que todos se movimentem e objetos.

Materiais necessários

Objetos variados, que podem ser trazidos pelos participantes ou pelos professores que irão propor a experimentação.

Esta imagem está disponível na página do FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos

Como acontece?

Esta proposta pode acontecer de maneira individual, em duplas ou em grupo, mas a primeira parte da proposta deve ser oferecida de maneira individual.

A ideia é que cada um possa explorar diferentes objetos e transformá-los em personagens, criando cenas com eles, contando histórias ou provocando sensações. O que precisa ser compreendido por cada um é que o objeto se transformará em algo diferente do que ele é, mas inspirado em sua forma, sua função ou no que ele remeta ao criador deste personagem.

O motivo pelo qual vale a pena oportunizarmos um momento de interação individual é para que cada um possa explorar esta interação, porém as crianças de dez a quinze anos podem sentir-se muito ridículas com uma proposta como esta, então poderá ser mais interessante criar grupos e narrativas prévias nas quais fique claro que eles estão fazendo teatro e não brincando como crianças pequenas.

Após a exploração individual, proponha que cada criança apresente uma cena com os objetos com que interagiu. Para isso é interessante criar um espaço de apresentação, que pode ser no chão ou sobre uma mesa, mas que seja um espaço delimitado para que ao estarem neste lugar, sabemos que estes objetos estão em cena.

Esta proposta continua no próximo post!

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