Observando os corpos

 

 

 

 

 

 

 

 

O que será que faz com que uma atriz ou um ator consigam representar um personagem?

Certamente são muitos os fatores e hoje vou falar de apenas um deles, o corpo.

No filme “Zelig” de Woody Allen, o personagem central tem uma característica, entendida como uma doença, na qual seu corpo e seu rosto se transformam, ganhando as características das pessoas com quem ele está convivendo. Ainda no filme, o corpo do Zelig muda completamente, podendo engordar ou emagrecer em questões de minutos, ou ficar com os olhos mais puxados ou mais arredondados.

Essa capacidade de transformação corporal não faz parte das possibilidades dos atores e atrizes, ao menos não em minutos e tampouco na alteração do formato dos olhos, exceto com os recursos de maquiagem.

Então, quais são os recursos possíveis?

Acredito que o principal deles parte de uma ação que muita gente realiza, mesmo sem a pretensão de atuar teatralmente: a observação dos outros.

A observação de como as pessoas se movimentam, os gestos que fazem, a maneira como sorriem, falam, movimentam as diversas partes do corpo é o que dá recursos para as modificações na criação de personagens. Essa observação possibilita a criação de um repertório mais amplo e, consequentemente, uma gama de possibilidades para a criação de personagens.

No próximo post vamos falar sobre como conseguir mudar o próprio corpo, depois que você já tem esse enorme banco de dados arquivado na tua memória.

As fotos deste post são de: Gilmer Diaz, Ogo e Elziroy Porter Jr.

Artigos Recomendáveis