Os ensaios preparam o grupo para uma atuação coletiva?

Responder essa pergunta pode parecer fácil, mas depende do que for feito no ensaio e do quanto for considerado o trabalho coletivo e não o destaque individual.

Um dos aspectos centrais do trabalho teatral é ser coletivo, já que mesmo quando a peça a ser apresentada, existe a plateia e quase sempre, uma equipe que trabalhou junto com a atriz/ator na montagem da peça.

Mas, em muitos casos observamos uma valorização excessiva de um ou dois personagens e/ou atores. O mesmo vale para alunos, algumas vezes toda a peça gira em torno de poucos alunos e não são trabalhados os aspectos coletivos da montagem, para que o grupo se sinta coeso e integrado.

Portanto, se você pretende que a peça que você está trabalhando com teu grupo de alunos seja uma experiência importante para todos e todas e promova uma outra maneira do grupo se conhecer, faça com que o trabalho seja coletivo.

Ressalte o tempo todo que a cena só funciona quando todos estão presentes, que todos importam e que qualquer personagem dá a oportunidade de que os atores aprendam a atuar.

E não esqueça da plateia, ela faz parte do jogo e completa este coletivo no momento da apresentação.

Artigos Recomendáveis