Alunos em cena: criando cenários

Esta proposta une a improvisação com a criação de cenários, o que permitirá que as crianças compreendam melhor a função de um cenário e explorem como se relacionar com ele.

Para quem?

Crianças de 0 a 6 anos

Condições necessárias

Uma sala com espaço para que todos se movimentem

Materiais necessários

Objetos do cotidiano, caixas, panos, bolas e materiais da natureza

Foto de Jason de Caires, retirada do site http://www.underwatersculpture.com

Como acontece?

Conte uma história para as crianças, na qual o espaço seja bem caracterizado. A história pode ser inventada por você ou pode ter como referência alguma já conhecida. O mais importante é que as características do espaço estejam bem descritas; portanto, fale das cores, da temperatura, do cheiro, do tamanho do lugar, assim como dos objetos que o compõem. Ao contar a história, mergulhe nas sensações espaciais!

Depois de contar, convide os alunos para brincarem neste lugar. Por exemplo: se sua história se passou no fundo do mar, você irá convidá-los a brincar no fundo do mar; se foi em uma floresta, será nela; também pode ser um lugar imaginário, como o mundo das bolas ou das nuvens.

Leve, então, as crianças para outra sala na qual esse espaço já tenha sido montado por você e deixe-as explorando e criando as cenas que quiserem.

Não se preocupe em garantir que elas façam as mesmas ações narradas na história. O que importa neste momento é que as crianças interajam com o espaço, que o cenário seja um motivador para as cenas, e não que elas reproduzam a narrativa apresentada anteriormente.

Outro cuidado importante é que deixemos que elas transformem o cenário conforme se movimentam nele, o que significa que você, professora, terá que praticar o desapego. Não vale se chatear porque estava tão lindo e elas desmancharam! Brincadeira não deixa tudo no lugar – o movimento e a transformação fazem parte do brincar.

Para quem mais?

Esta proposta pode ser feita para qualquer idade, incluindo adultos, basta que a linguagem, na maneira de propor, se adéque ao grupo com quem você estiver trabalhando. Com crianças maiores é possível preparar o cenário ou propor que elas o construam – as duas formas dão resultados diferentes, mas ambos interessantes.

Dica

Se você trabalha em uma escola na qual existem várias salas de crianças de zero a 3 anos, será mais fácil organizar este espaço com a participação de várias professoras. Portanto, decidam juntas qual será o espaço ficcional a ser montado e todas poderão colaborar para sua construção, fazendo um revezamento do uso.

A foto utilizada neste post é de uma obra de Jason de Caires, utilizada como possibilidade de inspirar a criação de um cenário de fundo do mar.

 

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