Teatro on line

Assistir uma peça de teatro pelo computador ou pela tela da TV?

A perspectiva de ver teatro sem que possamos ouvir a voz diretamente dos atores, sem sentir a energia que emana de seus corpos, sem sentir o cheiro, sem estar na sala de espetáculo e ouvir os três sinais é algo estranho para você? Para mim também!

Até poucos meses atrás eu diria que se é para ver teatro, melhor ir a um, ou ver na rua, mas sem nenhuma dúvida fruir esta forma de arte estando em contato direto com atores. Claro que sendo uma pesquisadora da área, não foram poucos os momentos que assisti espetáculos filmados, seja porque me interessava ver uma montagem que ocorreu antes de meu nascimento, seja porque foi algo que não esteve em cartaz na cidade onde eu moro.

Estes dois fatores que acabo de comentar são motivos importantes para muita gente assistir uma peça de teatro filmada: a distância temporal e espacial.

Atualmente, em 2020, estamos vivendo um outro fator: o isolamento social.

Nestes meses de isolamento, com teatros fechados e impossibilidade de estarmos em grupo de pessoas, assisti a vários espetáculos e gostei!

É a mesma coisa que estar no teatro? Não, de forma alguma. Não é a mesma coisa uma peça de teatro pela tela, assim como não é a mesma coisa uma aula pela tela, ou uma festa pelas telas.

São muitos os aspectos sensoriais que perdemos, perdemos a relação espacial também, porque nosso corpo percebe os acontecimentos com as várias partes e não somente pelos olhos e ouvidos.

Apesar desta experiência não ser a mesma, é uma opção a ser experimentada, seja porque se está vivendo uma pandemia e um isolamento social como decorrência, seja porque você vive em algum lugar onde o teatro tem dificuldade para chegar ou porque você não consegue ir até ele. Uma nova experiência que não substituí a outra, mas que pode se somar.

Artigos Recomendáveis