Saramago novamente, desta vez com uma peça que se passa na redação de um jornal na noite de 24 para 25 de abril de 1974, em Lisboa. Para quem não sabe nesta madrugada é quando estoura a Revolução dos Cravos em Portugal e esta informação é fundamental para compreender a peça.
A peça foi escrita em 1979 e mostra uma realidade bastante diferente da que vivemos hoje, já que os computadores, a internet e os celulares não faziam parte do nosso cotidiano. Na peça podemos acompanhar o movimento de uma redação pela busca de notícias e pela definição do que sairá publicado no dia seguinte. Conhecer o movimento de uma redação neste período já seria motivo para ler tal peça, mas não é o único.
Sendo a Revolução dos Cravos um movimento que busca romper com a ditadura de Salazar que durou quase 50 anos, podemos observar o poder da imprensa e sua influência nas definições políticas de um país. Soa familiar? Então leia! Nos momentos atuais, nada como uma peça bem escrita que nos faça acreditar que podemos nos manifestar com flores nas mãos.